A ponte será aberta ao tráfego oficialmente na quarta-feira, um dia após sua inauguração.
“Declaro oficialmente inaugurada a ponte Hong Kong-Zhuhai-Macao”, disse o presidente chinês em uma breve declaração durante a cerimônia na cidade de Zhuhai.
A chefe do Executivo de Hong Kong, Carrie Lam, já havia agradecido ao presidente chinês por inaugurar a ponte pessoalmente.
A obra faraônica, que começou em 2009, foi marcada por numerosos atrasos, superfaturamento, casos de corrupção e mortes de operários.
Para as autoridades, a ponte promoverá os intercâmbios comerciais, unindo de forma espetacular as duas margens do estreito.
Em Hong Kong, no entanto, os detratores do projeto consideram que é mais uma tentativa de Pequim de aumentar sua influência nesta ex-colônia britânica, que em tese possui uma ampla autonomia em virtude do princípio “Um país, dois sistemas”, decidido durante a devolução à China em 1997.
A nova estrutura faz parte do projeto do governo chinês conhecido como a “Grande Baía” (Greater Bay Area), que prevê a integração das duas “regiões administrativas especiais” de Hong Kong e Macau em uma enorme urbe de 75 milhões de habitantes, que incluirá ainda nove cidades da província de Cantão, a mais dinâmica da China, entre elas sua capital homônima e Shenzhen.
Outro elemento-chave deste projeto global é a nova linha de trem de alta velocidadeentre Cantão e Hong Kong, inaugurada em setembro passado.
Os críticos desta conexão ferroviária a consideram um “cavalo de Troia” de Pequim em Hong Kong, pois incluiu a construção de uma nova estação no centro da ex-colônia britânica, vigiada por agentes de segurança chineses. É a primeira vez desde a devolução de Hong Kong ao gigante asiático que as leis da China são aplicadas em uma área do território semiautônomo.
Restrições
O principal trecho da ponte está sob a soberania chinesa e os motoristas de Hong Kong devem “submeter-se às leis e normas do continente”, anunciou o Departamento de Transportes da cidade.
Para poder circular pela ponte, os motoristas de Hong Kong também precisarão de uma autorização – a aprovação desta permissão depende de critérios muito restritivos, como o fato de ocupar determinados postos oficiais na China ou ter feito doações a organizações de caridade em Cantão.
A maioria dos passageiros utilizará a ponte a bordo de ônibus com autorização oficial.
Muitos internautas de Hong Kong criticaram as restrições de uso a uma construção financiada em grande parte pelo território semiautônomo.
A China já possui o recorde de maior ponte do mundo: o viaduto ferroviário Danyang-Kunshan, de 164,8 km de comprimento.